Pular para o conteúdo principal

Comidinhas de Carnaval a Lá Sapinho

O Cardápio do meu carnaval vai ser delicioso. 
No sábado vamos começar com Trutas com molho de alcaparra e camarão no bafo.
|No domingo teremos galinha caipira com molho feita no fogão à lenha
Na segunda- feira teremos um belíssimo cozido e um feijão carregado também feito no fogão à lenha.
Na terça-feira teremos um churrasco com Pepino Agridoce .
Tudo regado a muita cerveja.
Vamos às receitas:

Trutas ao molho de alcaparras

4 trutas
Batatas em rodelas na espessura de 1 dedo para forrar a assadeira , se quiser substitua as batatas por papel de alumínio.
1 vidro pequeno de alcaparras
2 cebolas em rodelas
2 a 3 limões para tirar o limo da pele das trutas
50 g de manteiga (faça bolinhas com uma colher de café)
Sal a gosto

Limpe as trutas
Esfregue limão na pele da truta, faça um corte abaixo da cabeça e acima do rabo dos dois lados da truta, depois faça um corte na espinha da truta da cabeça até o rabo
Passe sal por dentro e por fora da truta
Forre o recipiente que vai ao forno com as batatas
Coloque as trutas por cima
Coloque dentro das trutas as alcaparras, as cebolas e as bolinhas de manteiga
Coloque manteiga nas batatas também
Leve para assar por 1 hora
Sirva com arroz branco e salada verde

Camarão no bafo
1 kg de camarão limpos e sem a cabeça mas com a casca, sal a gosto.
Leve ao fogo baixo em uma panela grande tampada. Está pronto quando a água que sai dele acaba e ele começa a torrar.
 Frango Caipira Ensopado
1 colher de sopa cheia azeite
1 cebola média picada
3 dentes de alho picadinhos
1,5 kg de frango em pedaços
4 tomates médios
sal e pimenta do reino em pitadas generosas
2 galhos pequenos de alecrim (só as folhas)
1/2 xícara de salsinha picada
Modo de Preparo:
Divida o frango em pedaços, lave-o bem e tempere-o de véspera com alho, alecrim, pimenta e sal.
No dia seguinte acenda o fogão a lenha, e vá adicionando na panela os pedaços do frango e refogue até pegar cor. Acrescente as cebolas bem picadinhas e os tomates picados.
Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos uma hora (supondo que você esteja usando o frango caipira, que tem uma carne bem dura, e que precisa de muito cozimento para ficar macio e gostoso). Mexa ocasionalmente e adicione água ou caldo de frango caseiro caso necessário.
Quando o frango estiver cozido e macio, desligue o fogo, adicione a salsinha, tampe e deixe repousar por 5 minutos.
Sirva com angu e arroz branco
Cozido

500 g de peito de boi
1 l de caldo de carne 
1 folha de louro 
8 dentes de alho 
4 cebolas
5 mandiocas de 5 cm
3 cenouras 
1/2 de abóbora madura
250 g de paio 

250 g de calabresa

½ kg de carne seca cozida em pedaços

4 tomates 

2 chuchus

4 batatas doces
4 batatas médias
1 abobrinha 
3 colheres (sopa) de óleo
folhas de repolho a gosto
folhas de couve-manteiga a gosto
2 bananas-prata 
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tábua, retire as gordurinhas da carne e corte-a em pedaços médios, usando uma faca afiada. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. 

2. Sob água corrente, lave muito bem as mandiocas, a abobrinha, as folhas de repolho e as de couve. 

3. Com uma faca, descasque as mandiocas, as cebolas, as batatas, a cenoura, o chuchu, a batata doce e a abóbora. Passe as mandiocas ligeiramente sob água corrente para retirar os resíduos de casca. 

4. Corte os tomates, ao meio no sentido horizontal, retire as sementes e corte cada metade em 4 pedaços. Corte as mandiocas em pedaços de 3 cm e o paio e a cenoura em rodelas. Corte a abobrinha, a abóbora, a cebola e as batatas em fatias e as fatias em cubos médios. 

5. Leve uma panela grande, de preferência de ferro, ao fogo alto. Quando estiver quente, coloque o óleo e deixe aquecer. Em seguida, acrescente os pedaços de carne para dourar. Vire-os para que dourem por igual. 

6. Enquanto a carne doura, aqueça o caldo de carne. 

7. Acrescente 500 ml do caldo de carne quente, a folha de louro e o dente de alho inteiro à panela com a carne dourada. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até que a carne fique bem macia. 

8. Em seguida, adicione mais 500 ml de caldo de carne quente. Acrescente o paio, a cebola, a cenoura e a abóbora e deixe cozinhar por 10 minutos. 

9. Coloque a batata e a mandioca e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Junte a abobrinha e o tomate. 

10. Quando os legumes estiverem macios, adicione as folhas de repolho e as de couve e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos com a panela tampada. 

11. Cozinhe as bananas com casca em outra panela e o jiló também.


12. Desligue o fogo do cozido, verifique os temperos, acrescente as bananas cozidas  e o jiló e sirva bem quente.


Feijão Carregado

½ kg de feijão de preferência vermelho
200 g de paio em pedaços
200 g de calabresa em pedaços
200 g de lingüiça fina
200 g de carne seca
1 cabeça de alho

Corte as carnes e afervente as carnes sendo que a carne seca tem que ser picada e desalgada.
Depois de tudo aferventado coloque em uma panela de pressão com o feijão e deixe cozinhar por30 minutos. Abra a panela, se estiver cozido tempere com os alhos amassados e refogados .

Sirva com uma farofinha de alho.

Pepino agridoce

Ingredientes
- 2 pepinos japoneses (aquele compridão que a gente pode comer a casca)
- vinagre (usei o vinagre de maça)
- sal
- açúcar
- gergelim preto

- shoyo
Preparo
Lave bem os pepinos com bucha e sabão. Pique em rodelinhas bem finas. O mais fino que você conseguir.  Reserve. Em uma panela coloque 1 xícara de vinagre, 1 colher de café de sal e ½ XÍCARA DE ACÚCAR. Deixe ferver, desligue o fogo e acrescente os pepinos. Quando esfriar guarde num vidro.
Coma molhando no shoyo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu