Pular para o conteúdo principal

Ninho de Guaxe(o)





Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto.
Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho.
Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque.
Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe






GUAXE
Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766) 
Família: Icteridae
Nome em Inglês: Red-rumped Cacique

AMEAÇAS:
Por ser uma ave bonita, e com repertório vocal bastante variado sofre ameaças do aprisionamento em cativeiro, que apesar de constituir crime federal pela Lei de Crimes Ambientais ( Lei 9.605/98) ocorre com muitas espécies de aves na região norte de Santa Catarina. Além disso, a destruição das florestas afeta a espécie pois acaba diminuindo a oferta de alimento e locais adequados para reprodução.

DESCRIÇÃO:
Tamanho: 27 a 29,5 cm macho e 21,5 a 24 cm fêmea. Coloração preta brilhante, com uma mancha vermelha na parte superior da cauda, íris azul e bico amarelo-esverdeado claro. Habita bordas de florestas úmidas, florestas de mata mais seca , matas de galeria e capoeiras.

REPRODUÇÃO:

Essa espécie é poligínica (um macho tem varias fêmeas) e costuma nidificar em colônias, o que garante maior proteção dos filhotes. O número de ninhos por árvore é variável e já foram encontrados 59 ninhos em uma única árvore. As fêmeas constroem seus ninhos com fibras de material vegetal e geralmente os fixam em locais baixos próximos da água, árvores no interior da mata ou mesmo em palmeiras na borda da floresta. Existe hierarquia em relação à posição dos ninhos na colônia. As fêmeas dominantes ficam com os ninhos nas posições mais protegidas da árvore enquanto as mais novas colocam seus ninhos nas bordas. São postos 2 ovos brancos com pontos roxos e avermelhados.

ALIMENTAÇÃO:Alimenta-se de frutos, como por exemplo da erva-de-passarinho e até limão-cravo além de insetos em geral.

OBSERVAÇÕES:
É comum encontrar nos filhotes dos guaxos larvas de moscas (bernes) e vermes, provavelmente difundidos devido ao comportamento colonial da espécie. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu...

Um estudo sobre a minha doença

Músculo Serrático, dor debaixo do braço Músculo Serrático Inervação e suas dores Na Ressonância magnética deu: Retificação da lordose-  A   retificação dessa parte da coluna, como o próprio nome diz, significa que ela tem essa curvatura natural diminuída, ou seja, está mais reta que o esperado... provavelmente é só uma parte dela que está   reta.  Irregulares corticais e faixas subcondrais degenerativas nos platôs oponentes c5-c6 e c6-c7 Cortical – a parte mais dura do osso Condrial: Relativo a cartilagem Subcondrial : Aquilo que se localiza abaixo de uma cartilagem. Então seriam irregularidades na parte mais dura do osso e cartilagem com degeneração entre as vértebras Uncoartrose bilateral em c5-c6 e c6-c7, reduzindo a amplitude dos respectivos forames neurais Unco -  G ancho, ou estrutura semelhante a gancho Artrose - É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. A cartilagem está aderida à superfície d...