Pular para o conteúdo principal

Um estudo sobre a minha doença

Músculo Serrático, dor debaixo do braço

Músculo Serrático
Inervação e suas dores


Na Ressonância magnética deu:

Retificação da lordose- 

A retificação dessa parte da coluna, como o próprio nome diz, significa que ela tem essa curvatura natural diminuída, ou seja, está mais reta que o esperado... provavelmente é só uma parte dela que está reta. 

Irregulares corticais e faixas subcondrais degenerativas nos platôs oponentes c5-c6 e c6-c7

Cortical – a parte mais dura do osso
Condrial: Relativo a cartilagem
Subcondrial : Aquilo que se localiza abaixo de uma cartilagem.

Então seriam irregularidades na parte mais dura do osso e cartilagem com degeneração entre as vértebras

Uncoartrose bilateral em c5-c6 e c6-c7, reduzindo a amplitude dos respectivos forames neurais

Unco -  Gancho, ou estrutura semelhante a gancho
Artrose - É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. A cartilagem está aderida à superfície dos ossos que se articulam entre si. É formada por um tecido rico em proteínas, fibras colágenas e células.
Forames: são grandes buracos existentes em cada vértebra, situados entre o corpo dessas, anteriormente, e, posteriormente, ao arco vertebral dela.

Ao pé da letra é uma deformação em forma gancho nos  ossos dos dois lados das vértebras, reduzindo os buracos por onde passam os nervos.
Com isso os comprime e dói.

Mais para você:

Este conjunto de alterações pode determinar uma redução do canal vertebral e dos forâmenes de conjugação. O canal vertebral contém a medula espinhal, que é uma estrutura nervosa responsável pela transmissão de todos os impulsos nervosos que chegam dos membros ao cérebro e que levam os estímulos nervosos do cérebro para os nervos e, conseqüentemente, para os músculos do corpo. Os forâmenes de conjugação são passagens laterais da coluna cervical por onde passam as raízes nervosas que formam os nervos para os membros superiores. Por elas trafegam os impulsos nervosos que trazem as informações sensitivas e os que levam as ordens do cérebro para os músculos se contraírem. 

Desidratação degenerativa dos discos cervicais com redução da altura dos discos emc5-c6 e c6-c7
À medida que envelhecemos os discos localizados entre as vértebras também sofrem um processo de desgaste.
Eles perdem uma quantidade significativa do conteúdo líquido, perdendo um pouco de sua capacidade amortecedora. A perda de líquidos também diminui a espessura dos discos e a distância entre as vértebras.
A diminuição na distância entre as vértebras e, conseqüentemente, da estabilidade da coluna vertebral, tende a ser compensado pelo organismo através da formação de pontes ósseas entre uma vértebra e a seguinte. Estas pontes, chamadas Osteófitos, podem pressionar as raízes nervosas ou a própria medula, causando dor e comprometimento da função do nervo afetado.
Com o tempo, o material gelatinoso dentro do disco pode ser forçado para fora através de minúsculas rupturas, resultando em hérnias de disco
Todas estas alterações são mais freqüentes em pessoas que fumam e aquelas que executam trabalhos pesados com sobrecarga de peso. Pessoas obesas também apresentam um risco maior para sintomas de discopatia degenerativa.
O uso de compressas frias ou quentes, e comprimidos ou injeções de antiinflamatórios ajudam aliviar o desconforto, mas só devem ser utilizados sob orientação medica.
Dependendo da extensão da doença e da associação com problemas como osteoartrite, hérnia de disco ou estenose vertebral, seu médico poderá recomendar outros tratamentos (p.ex.: fisioterapia, alongamentos ou mesmo cirurgia).
Protusãoes disco-osfitárias de base mediana em c5-c6 e médio paramediana em c6-c7, comprimindo o saco dural

Protrusão como o proprio nome diz significa que seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal.
A protusão discal ocorre quando o anel fibroso ou pequena parte do núcleo pulposo do disco intervertebral estrapola da rede que envolve as vértebras (os ligamentos), extravasando-se na direção de algum nervo (direção póstero-lateral) ou como ocorre nos casos mais graves em que o extravasamento ocorre em direção à medula – direção posterior.
O deslocamento do material do disco intervertebral na coluna cervical é menos comum que na região lombar. Uma pequena saliência da protusão pode causar dor localizada na região acometida. Já uma grande protusão no sentido lateral pode comprimir o nervo que sai do canal medular naquele nível, gerando sintomas no território inervado por esse nervo.


Protusões disco-osteofitárias medianas de base larga em c4-c5 a c6-c7, indentrando o saco dural


Osteófitos conhecidos popularmente como bicos de papagaio são formações ósseas em forma de gancho que se desenvolvem em torno dos discos da coluna vertebral

Saco dural - uma das meninges que cobrem a medula protegendo-a.

Então é formações ósseas em forma de gancho, médias que estão entrando na meninge que cobre a medula. 

Tenho hérnia na cervical c5c6, comprimindo o saco dural.

Tenho sentido dores na coluna,um ponto dolorido, na altura do ombro, debaixo do braço, no braço, no peito, nas omoplatas e agora em toda extensão do corpo até a cintura. Isso tudo do lado direito.
Não conseguia entender porque em tantos lugares e comecei a pesquisar. Descobri pela internet algumas coisas e espero que o meu raciocínio esteja certo.
Vamos lá:
Na medula espinhal é que nascem os nervos que ligam seu corpo todo, o saco dural envolve essa medula, se tem alguma coisa o pressionando você sentirá dores relativas a esses nervos.
No meu caso como é c5c6 então as dores serão relativas:

Nervo Supra escapular - primeiro nervo terminal que inerva os músculo localizados atrás da omoplata que levanta o braço da posição colada ao corpo até 60º. Nasce na junção das raízes C5 e C6. – dor na escápula

Nervo Músculo Cutâneo - formado por fibras provenientes de C5 e C6. Inerva os músculos que dobram o braço e suas fibras terminais dão sensibilidade a parte do braço.- dor no braço

Nervo Axilar - formado por fibras provenientes de C5 e C6. Inerva os músculos do ombro que levantam o braço além dos 60º. – dor debaixo do braço

Ficou faltando à dor na lateral do corpo que não consegui descobrir a relação aí pesquisei mais:

 Cheguei à conclusão de que dói porque ele nasce embaixo do  Músculo Serrátil, só pode ser essa a explicação.

E ainda achei isto:

Complexo osteofitário é o famoso "bico-de-papagaio". Existem 7 vértebras cervicais. Elas são contadas de cima para baixo a partir da mais próxima ao crânio. C5 e C6 são, respectivamente, a quinta e a sexta vértebras cervicais, isto é, do pescoço (o "C" vem de "cervical"). Indentar o saco dural significa enconstar mais ou menos como se fosse dando uma "dentada", sabe? E o normal é não haver esse tipo de contato. O saco dural, por sua vez, é uma espécie de capa que cobre a medula espinal, a qual é o "cabo central" que leva nervos a todas as outras partes do nosso corpo, com exceção da cabeça.
Essa indentação do saco dural pode acabar comprimindo a medula e causando dor, formigamento ou outras manifestações sensitivas.
A uncoartrose, por sua vez, é uma artrose de certas articulações intervertebrais (entre vértebras). No caso em questão, essa artrose está causando uma diminuição do buraquinho por onde o nervo passa quando sai da medula para ir inervar alguma região do corpo. Com a evolução dessa redução do forame (buraco), o nervo pode acabar sendo também comprimido, resultando em sintomas como os já mencionados a respeito da compressão da medula.

Comentários

  1. Quero agradecer a sua generosidade em trazer a explicação de forma simples para que se torne fácil o entendimento de determinadas doenças. Normalmente a explicação médica chega a imcompreensão da doença. Vou utilizar parte de sua explicação como argumentação de um pedido de restabelecimento de pensão. Tenha boa saúde. Ah! Eu tenho fibromialgia. Será que vc não pode postar algo sobre ela? Um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neli,
      Espero mesmo que tenha te ajudado, não sou médica e nem pouco da área mas com o objetivo de entender o que acontece comigo, li, estudei e postei aqui as minhas descobertas...seja feliz, sempre.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Luciane, meu nome é Carlos e tenho o mesmo sintoma que vc tem, estava pesquisando no Google o meu diagnostico da ressonancia magnetica e cheguei a esta pagina, gostaria de saber desde quando vc tem essas dores e qual é o tratamento atual que vc está fazendo? Qual foi a causa do seu diagnostico? Tenho essas dores desde 2003 e já fiz de tudo, acumputura, yoga, fisioterapias, medicamentos e de 10 médicos que passei, somente um cirurgiao ortopedista quer fazer a cirurgia e os outros dizem que não adianta e ainda pode piorar. Um abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos,
      Então menino, não tem jeito com essas dores, não é?
      Eu sinceramente desisti, vou operar. Nesta última crise estou com dores há 3 anos. Quero viver.
      Felicidades meu querido e dê notícias.

      Excluir
  3. Oi, Luciani,

    Acabei de decobrir que tb tenho essa condicao... Voce vai operar com quem? Em que cidade?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Vou operar dia 13 de abril. Moro em Niterói mas vou operar no Rio. Minha médica chama Yerka Martins.
    Espero que você tome a decisão acertada para sua vida. Saúde para você.
    Luciani

    ResponderExcluir
  5. boa noite, adorei sua materia me ajudou muito tb. vou fazer a cirurgia so falta a autorizacao do convenio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirce,
      Fico feliz, dê notícias. Vou,na medida, do possível colocar aqui o pós operatório.
      bjs

      Excluir
  6. Oi Luciani,

    Tenho 32 anos e recebi minha ressonancia hoje...com Uncoartrose bilateral em c3-c4 e c4-c5, reduzindo a amplitude dos respectivos forames neurais, Retificação da lordose e Desidratação degenerativa dos discos cervicais com redução da altura dos discos em c4-c5 e c5-c6.
    Estou um pouco assustada, mas sua matéria sobre o assunto me esclareceu bastante. Espero que tenha jeito de ao menos aliviar essa dor que me acomete desde 2005...Muito boa sorte na sua cirurgia e espero ver teu depoimento sobre ela tão logo esteja recuperada.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo a você anônimo.
    Não precisa viver com dor, se tiver que operar opere. Procure um bom cirurgião e acredite nele.
    Estarei sempre falando do resultado da cirurgia.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se voce operou? Em caso de resposta positiva como foi o resultado ?

    ResponderExcluir
  9. Oi Amigo(a),
    Operei sim ,no dia 13 de abril de 2012 e estou muito bem. Se vc seguir meu blog verá que fiz vários comentários a respeito, postei até uma foto. Hoje estou muito melhor, tenho tido vida normal. Meu único arrependimento é não ter operado antes.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciani,
    Fiquei muito feliz pela sua atitude de divulgar aqui tantas informações, que nos ajudam a comprender melhor esse assunto tão complicado, que é a coluna. Tenho indicação de cirurgia, já faz alguns anos. Descobri que era a coluna depois de apresentar dificuldade para esccrever, pois falta firmeza em minhas mãos, aí aprendi a escrever usando o braço, mas escrevo pouco, se exagerar começam as dores, já tive indicação de cirurgia por vários médicos, outros dizem para eu levar até onde aguentar. Como não sinto dores todos os dias, e consegui também mudar a minha atividade, tenho conseguido levar, com a ajuda do pilates e de algumas fisioterapias, mas já estou começando a achar que não conseguirei prorrogar isso por muito tempo. Um dia desses comecei a sentir dor no braço, que foi aumentando até que eu não conseguisse levantá-lo ou ate mesmo esticá-lo. Acabei de pegar o resultado do exame, já estou até com medo de apresentá-lo ao médico.
    O exame já demonstra: notada redução dos forames
    neurais, protusaõ discal com extensão foramen neural com compressão da face ventral do saco dural, e outra vertebra já está indentando o saco dural.
    Parabéns pelos sus comentários e que bom que a sua cirurgia foi sucesso.
    Que Deus te abençoe e te ilumine ...
    Miriam

    ResponderExcluir
  11. Ola, minha dores me colocam de cama, não posso nem respirar que dói que dirar me mecher. meu diagnostico deu protrusão discal paramediana à direita em c5-c6 com discreta migração inferior e comprimindo a face correspondente do saco dural e deslocamento levemente a medula espinhal.
    Queria saber se vc sentia tanta dor assim pois a minha é absurda.

    ResponderExcluir
  12. Ja ouviu falar do ITC? Recomenda? Vou fazer tração lá, acho que ajuda. Tbem tenho hernia entre c5-c6 e dor atras das escapulas e formigamento no braço esquerdo.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por todas essas informações, elas foram de grandes utilidades. Já havia pesquisado sobre tudo que você colocou aqui mas, não havia tido uma compreensão tão extensa do que seria tudo isso.Sofro com dores constantes provocadas pelas protrusões disco- osteofiláriores em c4,c5,c6 c7 e artrose em c3, c4 e c5.
    Agora sei que não sou depressiva sinto dor mesmo.
    Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigos,
Comentem se tiverem vontade, eu responderei dentro do possível

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu