Os que me seguem

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Caderno de receitas

O caderno de receitas

Meus filhos saíram de casa, três deles, foram morar longe dos nossos holofotes de pais. Como sempre digo, criei meus filhos para o estudo e nunca ensinei nada na cozinha e hoje elas sabem trabalhar sim, mas nas carreiras que escolheram mas precisam comer, então resolvi fazer um caderno de receitas com o be-á-bá da cozinha, da nossa cozinha que vou postar aqui de vez em quando...Amigos que já foram a minha casa vão lembrar dos sabores da mama.

Quibe assado

½ pacote de trigo para quibe

½ kg de patinho moido

2 dentes de alho

½ cebola

½ molho de cheiro verde

1 caldo de carne

20 folhas de hortelã para quibe

Sal

Lave a farinha de quibe. Coloque numa vasilha grande. Ferva 4 copos de água e acrescente à farinha, de modo que cubra todo o trigo e fique dois dedos de água acima dele. Deixe descansar por 40 minutos.

Após esse tempo, pegue o que cabe nas mãos juntas e esprema bem, vá passando para outra vasilha.

Bata no liquidificador os temperos e o caldo de carne com um pouco de óleo até ficar misturado.

Misture a carne, o trigo e os temperos. Amasse bem por pelo menos 10 minutos.

Pegue um pirex, coloque uma camada da massa, o recheio e por último a massa. Regue com azeite e asse.

Recheio:

1) Queijo, presunto, orégano. Pode também colocar fatias de tomate.

2) Ricota: 1 pacote de ricota esfarelada, ½ copo de leite, 2 colheres de sopa de azeite, sal. Coloque numa panela e leve ao fogo para esquentar, quando tiver tudo bem misturado apague o fogo. Pode ainda colocar 1 lata de creme de leite sem o soro.

Variações:

1) Quibe frito – Fazer as bolinhas e congelar em aberto. Depois fritar em óleo médio e poucos de cada vez- uns 2 ou 3. Se quiser guarde em sacolas de congelar por 6 meses, bem fechadas.

2) Quibe cru - Separe uma porção da massa do quibe, acrescente azeite, um pouquinho mais de sal, pique hortelã e misture na massa. A cebola em rodelas finas e umas folhas de hortelã vão por cima. Coma com pão árabe ou pão de sal.

3 comentários:

  1. Luciani, que interessante!! hj á mesa do almoço eu disse pra Teté ( a moça que trabalha comigo ) : "que vontade de comer quibe assado". E olha o q acho no seu fb... seu blog com essa receita!! Valeu. Fica com Deus.
    Olinda.

    ResponderExcluir
  2. fiquei com vontade! vou fazer esse fim de semana =D

    ResponderExcluir

Amigos,
Comentem se tiverem vontade, eu responderei dentro do possível