Pular para o conteúdo principal

Serei feliz!!!!!


A vida segundo Lya Luft

ENVELHECIMENTO

"Envelhecer é apenas mais uma fase de viver, mais uma etapa da transformação que inicia no nascimento e termina no último suspiro. Nunca tive a visão da velhice, na qual estou quase no umbral (pra mim começa hoje aos 80), como decadência. Não precisa ser solidão e isolamento, amargura e inércia. Havendo suficiente saúde, sobretudo mental, pode-se sempre reatar ou criar laços, interesses, coisas. Contemplar a natureza, o ser humano, sei lá. Para mim, mais uma vez, é tudo natural. Para que querer ter sempre 20 anos? Para que se desejar espírito jovem, se o espírito dos 70 ou 80 pode ser até melhor, mais rico, mais experiente, mais elegante e mais sereno, mas nunca desinteressado?".

O FUTURO

"A maior parte das coisas na minha vida vem de surpresa, mas algumas eu planejo. Viagens, é claro, eu planejo. Não sou muito viajante, mas quando estou nos lugares, curto imensamente. Para escrever, espero a hora certa. O novo romance se manifesta, só escrevo quando ele quer ser escrito. Tenho sempre muitos planos: quero fazer mais histórias infantis, onde exerço meu lado gaiato, por exemplo."

VIDA A DOIS

"Fiquei viúva duas vezes. A primeira aos 49 anos, a segunda aos 57. Foram anos muito difíceis. Então, achei que não casaria novamente. Mas quando apareceu Vicente (Britto Pereira) na minha vida, por acaso (não acredito em acasos) num almoço com amigos, tudo mudou mais uma vez, e para melhor, embora nessa hora eu já estivesse recuperada dos traumas e com uma vida plena, crianças (netos e netinhas) chegando, livros, etc. Pensamos em morar separados, mas logo achamos chato: complica isso de a camisa estar na casa dele, o meu suéter na minha, e quem vai sair de casa numa gelada manhã de inverno? Adoro essa hora do dia em que escuto a chave dele na porta, e retomamos nossa vidinha quieta, aqui, juntos. As longas conversas. Os longos bons silêncios. O amor não tem idade, nem precisa de beleza física: ele é a beleza."

FLORIANÓPOLIS

"Moro em Porto Alegre, só saí daqui de 1985 a 1988, no segundo casamento. Logo voltei para cá. Eu amo esta cidade, o clima, a geografia, os amigos de décadas, filhos e netos, tudo. Moro há uns 40 anos no mesmo bairro. Mando meus artigos, livros e me comunico com o mundo pelo computador, há muitíssimo tempo. Antes eu ia para Floripa em busca das praias maravilhosas. Hoje, meu filho do meio, André (os outros dois chamam-se Susana e Eduardo), mora aí, com a mulher e dois filhos adolescentes. Não vou tanto quanto gostaria, mas Floripa, sobretudo, adquiriu um novo encanto para mim. Meu filho, quando se refere a essa cidade, só diz "a minha ilha de magia".

PRAZERES

"Gosto de caminhar, de contemplar a natureza (tenho uma vista linda aqui de minha cobertura), de escutar música, ler, conversar com filhos e netos, receber as netinhas, ficar com o Vicente, ir para Gramado onde temos uma casinha no mato, ver televisão: sou viciada em séries americanas policiais como Law and Order e outras como Brothers and Sisters, e The Good Wife. Desconfio de gente metida a intelectual que só lê Goethe e Eça de Queiroz... Meu trabalho é muito sério, tem muitas tramas e dramas graves: preciso de derivativos, e alguns são de ótima qualidade."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu