Pular para o conteúdo principal

Meu amigo sessentão

Para Joelcio

Conheci esse homem nos idos de 1978, eu namorando o Nelson e ele namorando a Fátima e desde então houve empatia entre nós, os casais.

Na verdade, entre nós, as mulheres, porque eles já eram amigos desde 1972.

Casamos no mesmo ano, eu e Nelson em janeiro de 1979 e eles em dezembro do mesmo ano.

Começamos a vida juntos, eles lutando para um lado e nós por outro.

Moravam na rua Álvares de Azevedo e o Joelcio tinha uma pequena,Venda, isso para nós, chamada Coisas da Roça, ali tinha de tudo que a gente do interior gostava.

Era na rua mais badalada de Icaraí, na Moreira César, bem no finalzinho, perto da Ari Parreiras, mas ele já havia sido pego pela cachaça do ensino e já vislumbrava no horizonte o grande professor que seria.

E lá iam eles, e lá íamos nós..

Lembro-me bem quando resolveu, depois de conversar com a Fátima, após a morte do cunhado, pegar os meninos para ajudar a irmã...quanta luta.

Isso já era uma novidade já que tinha ido morar na casa deles o Paulinho, e eles recém-casados.

Fomos ao casamento deles, na Igreja Matriz de São João, lembra-se Joelcio, que vc fez o batismo e a primeira comunhão tudo junto?

Logo após engravidei e vcs lutando para ajudar a criar o Marcos e o Marcílio. Dois jovens que te deram muitas alegrias e aporinhações... e vc lutava para ter um filho teu.

Vc não percebeu que Deus já tinha te dado três: Paulinho, Marcos e Marcilio, com todas as alegrias e aporinhações que os filhos dão.

A vida estava difícil, mas os encontros dos amigos eram MARAVILHOSOs, lembra-se da feijoada? Vc picou tão pequeno os pedaços do porco que não dava para distinguir o que era o quê, mas que delícia, que alegria foi àquela festa. Comemorávamos o que? Não lembro mais. Só sei que era regada a cerveja, violão e pasmem, até piano.

Mudaram-se par o Rio do Ouro, a vida estava difícil, mas você continuava lutando. Lembra-se da casinha pequenina. Era longe, cansativo, mas vc sempre nos recebia com um sorriso como se lá estivesse chegando um rei.

Sua mulher, grande guerreira, eterna companheira. Era sempre um prazer estar com vocs.

Eu e Nelson nesta altura já estávamos grávidos da nossa terceira filha, a nossa Juju, nossa porque ela tb é sua, és o padrinho dela por direito de amigo.

Lembra-se quando ela ia caindo na pedreira e vc a pegou pelo pé? Imagine o tombo.Acredito que não esqueceu

Pergunte aos meus filhos na casa de quem eles adoravam ir quando pequenos? Farras inenarráveis, maravilhosa mocidade.

Logo após Fátima engravidou, que alegria, lá vinha o menino tão sonhado.

Para meu menino

Para Fátima

Preciso te avisar, coração

Não precisas mais guardar tanto amor

Meu menino chegou

Passe o amor para a boca

Que eu quero beijá-lo

Passe o amor para as mãos

Que eu quero niná-lo

E avise aos olhos meus, coração

Não precisam mais chorar tanta dor

Meu menino chegou

Não me turvem a visão

Que eu quero olhar para ele

Não me embarguem a voz

Quero cantar para ele

Esse menino foi muito esperado e querido... e vc impôs a esse menino todas as regalias e cobranças de um filho só...

Vc se comportava assim quando o pequeno fazia alguma diabrura: Abaixava-se na altura dele e olhava nos olhos dele e explicava, o porquê de não fazer a diabrura, ou pirraça.

Explicava e dizia: Olha para mim e davá-lhe o maior sabão.

Hoje quem vê a Super Nanny , se admira, mas nós os seus amigos, dizemos: ela te copiou...vc já fazia assim há 23 anos.

E hoje esse menino é um homem que já nos orgulha.

Contrinuando...passamos todas as Copas do Mundo juntos, desde o tempo do nosso querido Renne. Quanta farra, quanta alegria, quanta decepção. São 31 anos de amizade verdadeira, de companheirismo e de admiração.

Estivemos sempre na vida um do outro. Nós somos amigos, eu te chamo de Jô, prerrogativa que só tem que é verdadeiro amigo. Meus filhos de chamam de tio JoJô. Por isso eu digo, meus filhos são teus filhos porque estivemos juntos cada momento das nossas vidas, sempre juntos, sofrendo, rindo, brincando e até tomando cerveja, nos áureos tempos e vinho agora.

Vc meu amigo é o irmão que eu não tive, o amigo mais querido e o parceiro de grande farras. Agradeço ao meu marido ter colocado em minha vida um amigo tão especial.

Eu te amo, somente eu não. Nós te amamos.

Luciani, Nelson, Ana Carolina,Maria, Júlia e João Pedro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu