Pular para o conteúdo principal

Cabelos Brancos

CABELOS BRANCOS

Há muitos anos pinto meus cabelos e os brancos sempre teimam em chegar e cada dia mais, então resolvi dar liberdade para que eles cheguem de vez.

Fui ao melhor salão de beleza do bairro e pedi que cortasse o mais curto possível e que deixasse a expressão da minha idade e do meu coraçãovir para o tão sonhado lugar:minha cabeça

Os fios brancos foram chegando natural e silenciosamente, cada um deles com a sua historia e os antigos fios pretos, despediram-se da minha cabeça sem nenhuma cerimônia e promessa de voltar, ainda que fosse com outra cor.

Porque esconder os fios brancos que ao contrario do que tantos pensam, não são sinal de velhice e sim verdadeiros troféus conquistados ao longo de uma vida de lutas, vitórias e derrotas.

Cada fiozinho simboliza uma conquista. No meu caso, passando rapidamente pelas páginas do livro das melhores lembranças posso citar o meu casamento ao longo desses 30 anos, o nascimento e a educação dos meus filhos, a formatura de alguns deles, quer dizer, analisando bem, só lembranças boas.

O que há de errado com os fios brancos dos cabelos ? Por acaso as pessoas ficam mais feias? Na verdade, gostaria que os mais sensatos e os mais sensíveis me respondessem, qual é a verdadeira beleza? A interior ou a exterior? Eu voto pela interior, portanto, é absolutamente natural ser natural e ter cabelos ao natural.

É claro que também vejo e conheço inúmeras mulheres que disfarçam os fios brancos. Algumas, inclusive, ficaram simplesmente aterrorizadas quando eles surgiram. Mas a pergunta que se faz é a seguinte: com ou sem cabelos brancos o tempo não passa?

E mais, com ou sem cabelos brancos as pessoas, sejam homens ou mulheres, pobres ou ricas, inteligentes ou não, não mudam de idade? Então, por que não deixar que os cabelos brancos cheguem suave e naturalmente?

Sempre ouvi dizer (e que bela tolice) que cabelo branco deixa a pessoa mais velha, mas e daí? Estar mais velha não significa estar mais madura, mais experiente, mais vivida, e por que não dizer mais livre, realizada e feliz?

As pessoas tenham vinte ou setenta anos, não podem sorrir, dançar, escutar música, passear e principalmente amar e ser amadas, tendo ou não cabelos brancos ?

Também já ouvi dizer que cabelo branco em mulher é desmazelo e em homem e charmoso. Porque o preconceito? Não posso ser bonita e charmosa conservando os meus cabelos brancos?

Tenho plena certeza de que minhas palavras, opinião e pensamento não vão agradar a todos. Também não é minha intenção causar e promover qualquer tipo de polêmica, mas espero que meus amigos, que inclusive já estão acostumados com minhas tolices, saibam que afinal de contas, tanto cabelos brancos quanto prateados, mas sempre ao natural, são lindos e tem gente que gosta, e muito.....

E sempre me resta à possibilidade e pintá-los novamente.....

Comentários

  1. Texto adaptado de WRAMOSS
    Publicado no Recanto das Letras em 07/06/2008
    Código do texto: T1024365

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigos,
Comentem se tiverem vontade, eu responderei dentro do possível

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu