Pular para o conteúdo principal

Carta aos meus filhos no dia das mães de 2008

Queridos filhos,
Não existe nada e nem ninguém que os ame mais do que eu.
Quando vocês nasceram eram esperados com muito amor e até hoje me gabo de saber o dia que eu e seu pai fizemos cada um de vocês. E garanto, vocês foram feitos com amor, foram criados com amor e hoje são adultos muito amados.
Não sou dessas mães que deixam vocês seguirem suas vidas, até gostaria de ser, como aquele célebre poema "Seus filhos não são seus filhos, são filhos do mundo.... Que mundo que nada, meus filhos sãos meus, só meus.
Sou dessas mães que participa, opina que às vezes exagera e perde o ponto, passa um pouco dos limites. Foi assim com vocês pequenos, participando da vidinha de vocês intensamente, das amizades, das brigas da escola (tomava partido e tudo), dos primeiros namorados, dos 15 anos, dos primeiros beijos e da famosa pergunta depois de uma das famosas festas....Ficou?Vocês não gostavam no início mas depois passou a ser um código de família e virou uma brincadeira. Agora já não pergunto mais a sério, porque sei que a resposta será uma gostosa gargalhada.
Compreendi que cresciam quando uma das minhas filhas falou: “Mãe não pode saber tudo", isso depois de uma famosa noitada, como vocês dizem, caiu a ficha, será?
E o vestibular, que sofrimento, que alegria, que batalha. Arrepia só de pensar na alegria quando víamos seus nomes. Lembram-se que eu e seu pai íamos para o computador fazer contas logo quando saíam as notas para sabermos se estavam dentro?
Hoje vocês três estão com profissões sólidas, me envaidece muito saber que estive ao lado de cada uma nesse processo. E agora só falta você meu moleque!
Isso tudo é para dizer o quanto os amo e que vou amá-los para sempre e incondicionalmente. Peço perdão se, ás vezes, sou um pouco dura, falo muito quando vejo que um de vocês está esmorecendo, mas tudo isso é pensando e querendo que sejam vencedores. Eu confio nisso. Vocês são capazes, são fortes eu os criei assim. Fortes, belos, saudáveis, amáveis mas acima de tudo pessoas boas, humanas.
Isso é o meu maior presente, tê-los como filhos.
Não posso esquecer seu pai. Eu te amo meu marido por ser o suporte e por ter me dado essa família linda.
Eu os amo,
Luciani

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis
esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninho de Guaxe(o)

Estávamos em Lumiar, meu marido e eu, quando tomamos conhecimento desse pássaro, primeiro porque existe uma cachaceria e loja com esse nome e depois porque fomos tomar banho de piscina de água natural em um lugar( na Luci) que tem um ninho desse exposto. Ficamos admirados com o trabalho artesanal do tal do bichinho. Um dia estávamos na nossa casa debaixo das árvores quando vimos um bando de pássaros voando. Todos eram pretos e com rabos amarelos, ficamos extasiados e felizes com tamanha beleza. Não é um pássaro pequeno e as penas do rabo pareciam um leque. Fomos caminhar e que surpresa tivemos quando vimos um monte, um monte mesmo de ninhos em uma árvore altíssima e todos na beirinha dos galhos. Ficamos observando e vimos quando um desses pássaros  entrou em um deles. Descobrimos então, o pássaro que nos encantou primeiro pelo seu ninho: o Guaxe GUAXE Cacicus haemorrhous  (Linnaeus, 1766)   Família: Icteridae Nome em Inglês: Red-rumped Cacique AMEAÇAS: Por ser uma av

Godero, Vira-Bosta, Chopim

Lá em Lumiar num belo dia de sol apareceu um espetáculo da natureza, um entre tantos....Um pássaro enorme todo preto, quase do tamanho de uma pomba que tratavam por Godero.. A fêmea dele, na época de cria expulsava provisoriamente uma fêmea do tico-tico de seu ninho e lá colocava seus ovos, muito diferentes dos da mãe adotiva imposta pela verdadeira. Eram arroxeados e maiores. Mas a tico-tico chocava-os assim mesmo. Ao fim da ninhada eu presenciei uma cena inusitada um filhote todo preto enorme, muito maior que sua mãe correndo com bico aberto e esfomeado atrás da tico-tico a exigir impiedosamente alimento. A mãe, desvairada, corria assustada de seu estranho filho. Não havia alimento que satisfizesse aquele filhote!!! Suponho que a mãe biológica do godero deveria estar num topo de árvore qualquer rindo muito da cena Muito parecida com a graúna, sendo um pouco menor e longilínea, sem o aspecto atarracado da última. O brilho metálico da plumagem negra do macho ajuda na identificação

Uma árvore tão bonita mas tão mortal

Espatódea ou Bisnagueira A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão ( Spathodea campanulata ) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu gênero botânico. Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com freqüência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente freqüentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos. O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco ). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa. As flores abertas têm uma forma de taça e retém a hu